6.9.11

Colete de tricô da Novela Insensato Coração da atriz Carol ( Camila Pitanga)

COLETE DE TRICÔ MOSTARDA

Para essa receita, substituímos o amarelo por um cinza da linha Pingouin Desejo. A coordenadora de criação Eliane Palmieri, da Pingouin, ensina que o segredo é trabalhar em partes. "Os pontos desse colete são básicos. A dificuldade é montar a peça. Por isso, fizemos um molde da parte da frente e das costas para facilitar o trabalho", explica. O colete usado por Camila é da grife Donna Doida

Tamanho: 38/40
Materiais
• 4 novelos na cor 1815 (new grey) da linha Pingouin Desejo
• Agulha para tricô nº 4 ½
• Agulha para costurar

Pontos empregados

Ponto Fantasia 1 (corda de 18 pontos) - 1ª, 3ª, 5ª e 7ª carreiras: 18 meias. 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª, 12ª, 14ª, 16ª e 18ª carreiras: 18 tricôs. 9ª carreira: tirar 9 pontos sem fazer numa agulha auxiliar e colocar atrás do trabalho 9 meias, depois tricotar em meia os pontos da agulha auxiliar. 11ª, 13ª, 15ª e 17ª carreiras: 18 meias. Repetir sempre da 1ª à 18ª carreira.  Ponto Fantasia 2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira: em tricô. Repetir sempre essas 2 carreiras. Ponto Fantasia 3 - 1ª carreira: *1 meia, 1 tricô*; repetir de * a * até o fim. 2ª e 4ª carreiras: em tricô. 3ª carreira: *1 tricô, 1 meia*; repetir de * a * até o fim. Repetir sempre essas 4 carreiras. Barra 2/2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira e seguintes:acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. Cordão de Tricô - direito e avesso em tricô. Avesso do Ponto Meia - direito em tricô, avesso em meia.

Execução


Costas - É formada por 4 partes como mostra o molde.


Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em cordão de tricô. Terminada a 6ª repetição do ponto fantasia 1 (= 108ª carreira), rematar. 
Parte B - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso ao ponto meia da Parte A. Trabalhar em ponto fantasia 2 por 7 cm. Rematar. Deixar a espera.
Parte C - Fazer como a Parte A, porém trabalhando os 2 pontos iniciais e os 2 pontos finais em avesso do ponto meia.
Parte D - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada direita em avesso do ponto meia da Parte C. Trabalhar em ponto fantasia 3 por 7 cm. Em seguida, trabalhar no conjunto dos pontos da seguinte maneira: 21 pontos em ponto fantasia 3, 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia e 21 pontos em ponto fantasia 3. A 8 cm do início, formar as cavas, rematar de cada lado, 5 pontos de uma só vez.  Em seguida, continuar trabalhando no conjunto dos pontos fazendo sempre os 2 pontos iniciais e finais de cada carreira em cordão de tricô (para a beirada das cavas). Ao mesmo tempo, diminuir antes dos 2 pontos em avesso do ponto meia antes da corda direita e depois dos 2 pontos em avesso do ponto meia depois da corda esquerda, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e aumentar depois da corda direita e antes da corda esquerda cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e trabalhar os pontos aumentados em pontos fantasia 3. A 22 cm do início das cavas, rematar acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.

Frente Direita - É formada por 4 partes como mostra o molde.


Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em cordão de tricô, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em avesso do ponto meia. A 6 repetições do ponto fantasia 1, formar a gola, aumentar antes da corda em ponto fantasia 1, cada carreira 1 ponto (34 vezes), trabalhando os pontos aumentados em barra 2/2 e os demais pontos acompanhando os respectivos pontos. Terminado o 8º cruzamento de 9 pontos em ponto fantasia 1 (= 136ª carreira), continuar trabalhando no conjunto dos pontos, formando a gola, e fazer a beirada da cava trabalhando os 2 pontos da esquerda em cordão de tricô ao invés em avesso do ponto meia. Terminada a 9ª repetição em ponto fantasia 1 (= 162ª carreira), formar o ombro, rematar os 22 pontos da esquerda e continuar trabalhando os pontos da gola por mais 8 cm. Deixar os pontos à espera.
Parte B - Montar 14 pontos e trabalhar em ponto fantasia 2, aumentar à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (22 vezes). Ao mesmo tempo, a 7 cm do início, rematar à esquerda, cada 2 carreiras 2 pontos (16 vezes). Rematar. Deixar à espera.
Parte C - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda) e 2 pontos em avesso do ponto meia. Terminada as 3 repetições do ponto fantasia 1, rematar.
Parte D - Levantar 37 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso do ponto meia da Parte C e trabalhar em ponto fantasia 3, diminuir à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes).  Ao mesmo tempo, a 8 cm do início, formar a cava, rematar à esquerda 5 pontos de uma só vez.  Rematar.

Frente Esquerda - Fazer como a Frente Direita, invertendo as formações.

Modo de armar

Montar a parte das Costas unindo as partes com pontos invisíveis, como mostra o molde. Fazer o mesmo para formar as partes da Frente. Fechar os ombros. Unir os pontos à espera das beiradas da gola fazendo um grafting, para a união ficar invisível, depois pregar ao longo do decote das Costas. Fechar os lados.

Colete Donna Doida http://www.donnadoida.com.br/
Receita cedida pela Pingouin Paramount http://www.pingouin.com.br/
 

 

 COLETE MOSTARDA

Receita de Lili Biancardi
Peça inspirada no modelo da grife Donna Doida retirado do site da Manequim
Materiais
• 5 novelos do fio Sensação da Aslan (novelo de 150m)
• Agulha para tricô n°5,5
• Agulha auxiliar para tranças
• Alfinete de segurança
• Agulha de tapeçaria (para as costuras)
• Agulha de crochê n°4. Amostra: um quadrado de 10cm = 14p. X 20 carr.
Tamanho: 42

Pontos empregados

• Ponto Meia: direito em meia, avesso em tricô.
• Ponto Fantasia: 1°, 2°, 3°, 4°, 5° e 6° carr.: em tricô; 7° e 9° carr.: em meia; 8° e 10° carr.: em tricô; 11°carr.: voltar a 1° carr..
• Ponto Trança 1: 1°, 3°, 7° e 9° carr.: 9m; 2° carr. e todas pares: tricô; 5°carr: (toda em meia) coloque 3p. na agulha aux. na frente do trabalho, tricotar 3p., depois os p. da ag. aux. e os 3 p. seguintes, depois os 3 p. da ag. aux.. Volte a 1° carr.
• Ponto Trança 2: 1°, 5°, 7° e 11° carr.: 12m.; 2° carr. e todas as pares: tricô; 3° carr.: (toda em meia) 4m, coloque 4p. na ag. aux. atrás do trabalho, tricotar 4p., depois os p. da ag. aux.; 9° carr.: coloque 4p. na ag. aux. na frente do trabalho, tricotar 4m., depois os 4p. da ag. aux.. Volte a 1° carr. Execução

Costas: Monte 70 p. na agulha e trabalhe 10cm no Ponto Fantasia. Em seguida, tricote distribuindo os pontos do seguinte modo: 5t., 2m., 6t., 9m. (Ponto Trança 1), 6t., 2m., 10t., 2m., 6t., 9m.(Ponto Trança 1), 6t., 2m., 5t. Continuar seguindo o ponto. A 35cm do início para as cavas, dim. de cada lado a cada 2 carr.: 1 p. (5 v.). A 64 cm do início, arremate os 60 p. restantes. Frente direita: Monte 47 p. na agulha, deixe os primeiros 12 p. do início em espera (no alfinete de segurança) e trabalhe no Ponto Fantasia por 1o cm. Em seguida, distribua o trabalho da seguinte maneira: 5 t., 2m., 6t., 9m. (Ponto Trança 1), 6t., 2m., 5t.. A 35cm do início diminua do lado esquerdo para a cava a cada 2 carr. 1p. (5 v.). A 37cm do início para o decote no lado direito, diminua a cada 4carr.: 1p. (12 v.). A 64 cm do início, arremate os 18 p. restantes. Retome os 12 p. em espera (no alfinete de segurança) e tricote no Ponto Trança 2 por 36cm mais o comprimento necessário para o acabamento do decote até o meio das costas. 
Frente Esquerda: Faça igual à direita, em sentido inverso.

Modo de armar: Costure com pontos invisíveis as tiras de Ponto Trança 2 ao longo das frentes e do decote. Feche os ombros. Com a agulha de crochê trabalhe 3 carr. de ponto baixo no contorno das cavas 

 

.



 




9 comentários:

Vamos tecer disse...

Parabem pela receita do colete e do mistao é de dar agua na boca.Obrigado por compartilhar .Um excelente feriado para vc e sua familia.Cleide

Güloanne mutfakta disse...

çok değişik bir çalışmaya benziyor ama tam anlayamadım

Ellayni disse...

Parabéns pelo blog!!!!!!!!!!!!!!!!!

Samantha Gemellaro disse...

Obrigada querida por compartilhar tantas fofuras!!
Eu fiz um comentário sobre seu blog lá no meu cantinho, no dia 9/9/11.
Beijocax!!

Samantha Gemellaro disse...

Não sei se saiu o endereço certo: www.tricodasam.blogspot.com

Beijocax!

Lucimar disse...

To querendo fazer o colete, mas queria ver como é a parte de tras, se alguem tiver todos e quiser enviar/compartilhar, agradeço

O meu pensamento viaja disse...

Minha querida nova amiga, sou a Nina, sua seguidora nº 1390, com todo o orgulho e maior prazer.
Cheguei aqui pela mão da talentosa e doce Joana, e já guardei o modelo lindíssimo deste colete. Acho que em branco ficaria ainda mais maravilhoso.
O projeto, esse, ficará no meu baú de tesouros em lista de espera para ser executado.
Voltarei, prometo que voltarei muitas vezes.
Se me der a honra da sua visita, ficarei imensamente feliz.
Beijo

WEKUYEN CREACIONES disse...

te felicito está precioso

Unknown disse...

Coisa mais linda! Com todo o tempo do mundo vou fazer essa peça espetacular

layout