Google+ Followers

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Colete de tricô da Novela Insensato Coração da atriz Carol ( Camila Pitanga)

COLETE DE TRICÔ MOSTARDA

Para essa receita, substituímos o amarelo por um cinza da linha Pingouin Desejo. A coordenadora de criação Eliane Palmieri, da Pingouin, ensina que o segredo é trabalhar em partes. "Os pontos desse colete são básicos. A dificuldade é montar a peça. Por isso, fizemos um molde da parte da frente e das costas para facilitar o trabalho", explica. O colete usado por Camila é da grife Donna Doida

Tamanho: 38/40
Materiais
• 4 novelos na cor 1815 (new grey) da linha Pingouin Desejo
• Agulha para tricô nº 4 ½
• Agulha para costurar

Pontos empregados

Ponto Fantasia 1 (corda de 18 pontos) - 1ª, 3ª, 5ª e 7ª carreiras: 18 meias. 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª, 12ª, 14ª, 16ª e 18ª carreiras: 18 tricôs. 9ª carreira: tirar 9 pontos sem fazer numa agulha auxiliar e colocar atrás do trabalho 9 meias, depois tricotar em meia os pontos da agulha auxiliar. 11ª, 13ª, 15ª e 17ª carreiras: 18 meias. Repetir sempre da 1ª à 18ª carreira.  Ponto Fantasia 2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira: em tricô. Repetir sempre essas 2 carreiras. Ponto Fantasia 3 - 1ª carreira: *1 meia, 1 tricô*; repetir de * a * até o fim. 2ª e 4ª carreiras: em tricô. 3ª carreira: *1 tricô, 1 meia*; repetir de * a * até o fim. Repetir sempre essas 4 carreiras. Barra 2/2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira e seguintes:acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. Cordão de Tricô - direito e avesso em tricô. Avesso do Ponto Meia - direito em tricô, avesso em meia.

Execução

Costas - É formada por 4 partes como mostra o molde.

Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em cordão de tricô. Terminada a 6ª repetição do ponto fantasia 1 (= 108ª carreira), rematar. 
Parte B - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso ao ponto meia da Parte A. Trabalhar em ponto fantasia 2 por 7 cm. Rematar. Deixar a espera.
Parte C - Fazer como a Parte A, porém trabalhando os 2 pontos iniciais e os 2 pontos finais em avesso do ponto meia.
Parte D - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada direita em avesso do ponto meia da Parte C. Trabalhar em ponto fantasia 3 por 7 cm. Em seguida, trabalhar no conjunto dos pontos da seguinte maneira: 21 pontos em ponto fantasia 3, 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia e 21 pontos em ponto fantasia 3. A 8 cm do início, formar as cavas, rematar de cada lado, 5 pontos de uma só vez.  Em seguida, continuar trabalhando no conjunto dos pontos fazendo sempre os 2 pontos iniciais e finais de cada carreira em cordão de tricô (para a beirada das cavas). Ao mesmo tempo, diminuir antes dos 2 pontos em avesso do ponto meia antes da corda direita e depois dos 2 pontos em avesso do ponto meia depois da corda esquerda, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e aumentar depois da corda direita e antes da corda esquerda cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e trabalhar os pontos aumentados em pontos fantasia 3. A 22 cm do início das cavas, rematar acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.

Frente Direita - É formada por 4 partes como mostra o molde.

Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em cordão de tricô, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em avesso do ponto meia. A 6 repetições do ponto fantasia 1, formar a gola, aumentar antes da corda em ponto fantasia 1, cada carreira 1 ponto (34 vezes), trabalhando os pontos aumentados em barra 2/2 e os demais pontos acompanhando os respectivos pontos. Terminado o 8º cruzamento de 9 pontos em ponto fantasia 1 (= 136ª carreira), continuar trabalhando no conjunto dos pontos, formando a gola, e fazer a beirada da cava trabalhando os 2 pontos da esquerda em cordão de tricô ao invés em avesso do ponto meia. Terminada a 9ª repetição em ponto fantasia 1 (= 162ª carreira), formar o ombro, rematar os 22 pontos da esquerda e continuar trabalhando os pontos da gola por mais 8 cm. Deixar os pontos à espera.
Parte B - Montar 14 pontos e trabalhar em ponto fantasia 2, aumentar à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (22 vezes). Ao mesmo tempo, a 7 cm do início, rematar à esquerda, cada 2 carreiras 2 pontos (16 vezes). Rematar. Deixar à espera.
Parte C - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda) e 2 pontos em avesso do ponto meia. Terminada as 3 repetições do ponto fantasia 1, rematar.
Parte D - Levantar 37 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso do ponto meia da Parte C e trabalhar em ponto fantasia 3, diminuir à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes).  Ao mesmo tempo, a 8 cm do início, formar a cava, rematar à esquerda 5 pontos de uma só vez.  Rematar.

Frente Esquerda - Fazer como a Frente Direita, invertendo as formações.

Modo de armar

Montar a parte das Costas unindo as partes com pontos invisíveis, como mostra o molde. Fazer o mesmo para formar as partes da Frente. Fechar os ombros. Unir os pontos à espera das beiradas da gola fazendo um grafting, para a união ficar invisível, depois pregar ao longo do decote das Costas. Fechar os lados.

Colete Donna Doida http://www.donnadoida.com.br/
Receita cedida pela Pingouin Paramount http://www.pingouin.com.br/

 COLETE MOSTARDA

Receita de Lili Biancardi
Peça inspirada no modelo da grife Donna Doida retirado do site da Manequim
Materiais
• 5 novelos do fio Sensação da Aslan (novelo de 150m)
• Agulha para tricô n°5,5
• Agulha auxiliar para tranças
• Alfinete de segurança
• Agulha de tapeçaria (para as costuras)
• Agulha de crochê n°4. Amostra: um quadrado de 10cm = 14p. X 20 carr.
Tamanho: 42

Pontos empregados

• Ponto Meia: direito em meia, avesso em tricô.
• Ponto Fantasia: 1°, 2°, 3°, 4°, 5° e 6° carr.: em tricô; 7° e 9° carr.: em meia; 8° e 10° carr.: em tricô; 11°carr.: voltar a 1° carr..
• Ponto Trança 1: 1°, 3°, 7° e 9° carr.: 9m; 2° carr. e todas pares: tricô; 5°carr: (toda em meia) coloque 3p. na agulha aux. na frente do trabalho, tricotar 3p., depois os p. da ag. aux. e os 3 p. seguintes, depois os 3 p. da ag. aux.. Volte a 1° carr.
• Ponto Trança 2: 1°, 5°, 7° e 11° carr.: 12m.; 2° carr. e todas as pares: tricô; 3° carr.: (toda em meia) 4m, coloque 4p. na ag. aux. atrás do trabalho, tricotar 4p., depois os p. da ag. aux.; 9° carr.: coloque 4p. na ag. aux. na frente do trabalho, tricotar 4m., depois os 4p. da ag. aux.. Volte a 1° carr. Execução

Costas: Monte 70 p. na agulha e trabalhe 10cm no Ponto Fantasia. Em seguida, tricote distribuindo os pontos do seguinte modo: 5t., 2m., 6t., 9m. (Ponto Trança 1), 6t., 2m., 10t., 2m., 6t., 9m.(Ponto Trança 1), 6t., 2m., 5t. Continuar seguindo o ponto. A 35cm do início para as cavas, dim. de cada lado a cada 2 carr.: 1 p. (5 v.). A 64 cm do início, arremate os 60 p. restantes. Frente direita: Monte 47 p. na agulha, deixe os primeiros 12 p. do início em espera (no alfinete de segurança) e trabalhe no Ponto Fantasia por 1o cm. Em seguida, distribua o trabalho da seguinte maneira: 5 t., 2m., 6t., 9m. (Ponto Trança 1), 6t., 2m., 5t.. A 35cm do início diminua do lado esquerdo para a cava a cada 2 carr. 1p. (5 v.). A 37cm do início para o decote no lado direito, diminua a cada 4carr.: 1p. (12 v.). A 64 cm do início, arremate os 18 p. restantes. Retome os 12 p. em espera (no alfinete de segurança) e tricote no Ponto Trança 2 por 36cm mais o comprimento necessário para o acabamento do decote até o meio das costas. 
Frente Esquerda: Faça igual à direita, em sentido inverso.

Modo de armar: Costure com pontos invisíveis as tiras de Ponto Trança 2 ao longo das frentes e do decote. Feche os ombros. Com a agulha de crochê trabalhe 3 carr. de ponto baixo no contorno das cavas 

.

7 comentários:

Vamos tecer disse...

Parabem pela receita do colete e do mistao é de dar agua na boca.Obrigado por compartilhar .Um excelente feriado para vc e sua familia.Cleide

GÜLOANNE disse...

çok değişik bir çalışmaya benziyor ama tam anlayamadım

Ellayni disse...

Parabéns pelo blog!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mamãe e Sophia Anni disse...

Obrigada querida por compartilhar tantas fofuras!!
Eu fiz um comentário sobre seu blog lá no meu cantinho, no dia 9/9/11.
Beijocax!!

Mamãe e Sophia Anni disse...

Não sei se saiu o endereço certo: www.tricodasam.blogspot.com

Beijocax!

Lucimar disse...

To querendo fazer o colete, mas queria ver como é a parte de tras, se alguem tiver todos e quiser enviar/compartilhar, agradeço

O meu pensamento viaja disse...

Minha querida nova amiga, sou a Nina, sua seguidora nº 1390, com todo o orgulho e maior prazer.
Cheguei aqui pela mão da talentosa e doce Joana, e já guardei o modelo lindíssimo deste colete. Acho que em branco ficaria ainda mais maravilhoso.
O projeto, esse, ficará no meu baú de tesouros em lista de espera para ser executado.
Voltarei, prometo que voltarei muitas vezes.
Se me der a honra da sua visita, ficarei imensamente feliz.
Beijo

layout