14.5.09

Bolsa de tricô

Jogo certo da bolsa

Toda feita em ponto meia, a peça propõe uma composição de tons de azul. Mas você pode criar a combinação que quiser. Em geral, as que misturam cores em degradê ficam mais sofisticadas. Unir tons diferentes sempre produz um resultado divertido e jovem. Se preferir algo mais artesanal, substitua as alças de metal por outras de bambu


Tamanho: 22 x 35 cm

Material

• Pingouin Brisa (usado duplo): Royal (512) cor A; azulado (2593) cor B; turquesa (508) cor C
• ag. para tricô Pingouin nº 4
• tecido para o forro
• 1 alça de metal
Tricô na moda - Bolsa

Ponto empregado

Ponto meia: direito em meia. Avesso em tricô.

Acabamento e montagem

A bolsa é feita em um número de pontos divisível por dez e usando o fio duplo. Montar 60 p. nas ag. nº 4 com a cor A; em seguida tric. em p. meia durante 3 cm. Em seguida fazer 6 triângulos de base: * tric. 2 t.; virar, tric. esses 2 p. em meia; virar, tric. 3 t. (pegar esse 3º p. na ag. esquerda); virar, tric. 3 m.; virar, tric. 4 t.; virar, tric. 4 m. e assim por diante, de modo a obter 10 p. na ag. direita. Deixar esses p. à espera. Sem cortar o fio e voltar em *.

Uma vez obtidos os triângulos de base, usar o fio de cor B, * tric. 2 m.; virar, tric. 2 t.; virar, fazer 1 aum. no 1º p.; 1 mate simples (tirar 1 p. sem fazer, tric. o p. seguinte e rem. o p. sem fazer sobre o tric.); virar, tric. 3 t.; virar, 1 aum. no 1º p.; 1 m.; 1 mate simples; virar, tric. 4 t. e assim por diante, até acabarem os p. da cor A, do 1º triângulo; deixar os 10 p. da cor B à espera. Com a cor B, levantar 10 p. no lado esquerdo, do 1º triângulo, virar e tric. esses 10 p. em tricô; virar, tric. 9 m.; 1 mate simples (o 10º p. levantado e o 1º p. do triângulo seguinte); virar, tric. 10 t.; virar, tric. 9 m., 1 mate simples; virar, tric. 10 t. e assim por diante até acabarem os p. da cor A do triângulo seguinte. Voltar em *, levantando os 10 p. no lado esquerdo de cada um dos triângulos seguintes. Levantar 10 p. no lado esquerdo do último triângulo; virar, tric. 2 p. juntos em tricô; 8 t. virar; tric. 9 m.;virar, tric.2 p. juntos em tricô, 7 t., virar, tric. 8 m. e assim por diante, até sobrar somente 1 p.

Levantar em seguida a esse p. e tricotando em tricô, 9 p. com o fio da cor C, na borda do triângulo obtido; virar, * tric. 10 m.; virar, tric. 9 t.; 2 p. juntos em tricô (ou seja, o 10º p. e o 1º dos p à espera de retângulo seguinte); virar, tric. 10 m.; virar, tric. 9 t.; 2 p. juntos em tricô e assim por diante, até acabarem os p. da cor B. Levantar 10 p. no lado do retângulo seguinte, tricotando-os em tricô. Voltar em *. Para finalizar, pegar o fio A e repetir o trabalho a partir de *.

Depois de ter tricotado o número desejado de retângulos da cor A, terminar com o fio da cor B, trabalhando do seguinte modo: ** levantar 9 p. com o fio da cor A no lado do triângulo obtido; virar, tric. 10 m.; virar, tric. 2 p. juntos em tricô; 7 t.; 2 p. juntos em tricô (o 10 p. e o 1º do retângulo seguinte); virar, tric. 9 m.; virar, tric. 2 p. juntos em tricô; 6 t.; 2 p. juntos em tricô; virar; 8 m.; virar e assim por diante, até sobrar 1 p. Voltar em **. Trabalhar em p. entrelaçado nas 3 cores. A 44 cm do começo, tric. mais 3 cm em p. meia com a cor Royal e rem. os p.

Acabamento e montagem

Modo de armar

Faça o forro e prenda ao mesmo tempo a alça. Repita nos dois lados da abertura.


Outra bolsa muito bonita.





Usei menos de um novelo de lã Paratapet e agulhas n.º 7.


Começei com 20 pontos na agula; fiz 2 carreiras em tricô, em seguida 1 carreira em meia (frente) 1 em tricô (avesso).
Na 5a. carreira começei a fazer ponto tricô entre as tranças (1a. trança 4 pontos, 2a.trança 6 pontos, 3a. trança 4 pontos) [os pontos das tranças sempre em meia e entre elas ponto tricô), também na 5a. aumentei 3 pontos de cada lado,6a. tricô ,7a. cruzei as tranças e aumentei mais 2 pontos de cada lado,
8a. carreira tricô e aumentei mais 2 pontos de cada lado.
Na 13a. carreira começei com dois pontos tricô, dois meia (para fazer o elevadinho na lateral) continuei os outros pontos como vinha seguindo, não esquecendo de cruzar as tranças e nos últimos quatro pontos fiz 2 meias e dois tricôs (13a.). 14a. tricô,15a. seguindo tricô com tricô, meia, com meia.

Continuei assim, frente seguindo tricô com tricô, meia com meia e avesso sempre em tricô.

CRUZEI AS TRANÇAS A CADA 6 CARREIRAS O TOTAL DE 6 VEZES, aí parei de fazer o elevadindo do lado 1 carreira antes de cruzar a sétima vez; voltei só tricô entre as tranças.
Depois de cruzar a sétima vez, fiz mais 1 carreira normal.
Depois dessa diminuí 2 pontos de cada lado duas vezes, depois diminuí 3 pontos de cada lado uma vez, fiz mais duas carreiras em meia e duas em tricô para terminar.

Para finalizar a bolsa, costurei as laterais pelo lado de dentro só até a parte que comecei a diminuir os pontos (parte reta), depois coloquei um forro rosa (para evitar que minhas tranqueirinhas puxem os fios) e as 4 primeiras carreiras eu virei para dentro e as costurei com a mesma lã.

As alças fui costurando com a mesma lã, com pontos bem pertos e firmes (a parte que virei para dentro deu bastante firmeza às alças).

A idéia surgiu daqui:http://www.margaretnicole.com/


Bolsa rosa com rosa

Material

+ ou - 150grs de barbante 4/8 (rosa)
barbante verde (muito pouquinho) para as folhas
Agulhas de tricô no. 5
Agulha de tapeceiro (para costurar a bolsa)
Alças de bambu
Tecido para forro

Receita

Coloque 50 pontos na agulha

1a.carr. - *1m., 1t., 1m., 1t.,*
2a. carr. - *1t., 1m., 1t., 1m., *
3a. carr. - *1m., 1t., 1m., 1t., *
4a. carr. - *1t., 1m., 1t., 1m., *
5a. carr. - *1m., laç., 1t., laç., 1m., laç., 1t., laç.* 1t.
6a. carr. - *1t., soltar a laçada, 1m., soltar a laçada,* 1m.

Repetir até o tamanho desejado. (Para a bolsa rosa repeti 11 vezes.)

Para a flor (que aprendi aqui)

Coloque 10 pontos na agulha (no. 5)
1a. carr. - Meia
2a. carr. e todas as pares - tricô
3a. carr.*tricote na frente e atrás de cada ponto* (20 pts.)
5a. carr.*tricote na frente e atrás de cada ponto* (40 pts.)
7a. carr.*tricote na frente e atrás de cada ponto* (80 pts.)
9a. carr.*tricote na frente e atrás de cada ponto* (160 pts.)
Arremate

Para as folhas (que aprendi aqui)

Coloque 5 pontos na agulha no. 5 (barbante verde)
1a. carr. - 2m, laç., 1m, laç., 2m
2a. carr. e todas as pares - tricô
3a. carr. - 3m, laç., 1m, laç., 3m
5a. carr. - 4m, laç., 1m, laç., 4m
7a. carr. - MD*, 7m, 2mj
9a. carr. - MD*, 5m, 2mj
11a. carr. - MD*, 3m, 2mj
13a. carr. - MD*, 1m, 2mj
15a. carr. - 2mj
16a. carr. - arremate

MD*. (mate duplo) - pegue um ponto sem fazer e faço o próximo em tricô. Passe o ponto que deixou sem fazer, por cima do que fez em tricô; "perdendo" o ponto sem fazer. Video de como fazer aqui.(é só descer a página e procurar Skp e clicar na camêrazinha)

Para montar a bolsa dobre-a ao meio, costure as laterais e coloque as alças que escolheu.

Obs.: Aplique a flor e as folhas, antes, de colocar o forro na bolsa.


4 comentários:

Lucy disse...

Olá Ceci.
Adorei esta bolsa, sabe que eu ainda não fiz nenhuma bolsa de tricô...
Vou levar a receita.
Bom final-de-semana e muitos beijos para você.
Lucy.

tiane disse...

Oi Ceci!
Achei bem bonita essa bolsa.
Um beijo.
Tiane.

Malala disse...

Me encanta este bolso!! Lástima que no sea tan buena tejedora como para hacerlo...
Cariños

belguzaranne disse...

merhabalar

layout