Amora - websmed.portoalegre.rs.gov.brAlém de super saborosa, a amora é poderosa.


As folhas (chá) e brotos são anti - diarréicos poderosos. Além destas características, praticamente não necessita de insumos químicos, sendo ótima opção para o cultivo orgânico, com propriedades nutricionais e medicinais dos frutos. Informações mais recentes de pesquisas, têm demonstrado um maior potencial na utilização da amora preta como um corante artificial. Uma das grandes descobertas é que o uso da amora preta vem se expandindo para fins medicinais, como uma planta anti-cancerígena, pela ação do ácido elágico e também no combate a osteoporose, devido a sua concentração elevada de cálcio (46mg/100g fruto). Outra utilização crescente, é como tônico muscular nas práticas desportivas, pois um alto teor de potássio é encontrado no fruto (245mg/100g fruto). O fruto da amoreira é depurativo do sangue, anti-séptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, laxativo, refrescante, adstringente etc. Poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E.

A amora preta contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. E muito recomendável aos que têm o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite etc.

O suco de amora, quente, adoçado com mel, tem bons resultados em casos de afecções da garganta, amidalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, das gengivas, aftas etc. As flores frescas são diuréticas e muito úteis no tratamento das vias urinárias.

A amora preta se encontra entre os alimentos que ajudam a diminuir o colesterol. De acordo a um estudo publicado pela revista Jornal of Neuroscience, as propriedades nutritivas das amoras pretas conservam o equilíbrio, a memória e a coordenação motora das pessoas de idade avançada. Existe um número elevado de espécies dentro do gênero, perto de 300. Sua origem não é muito definida, provavelmente da Ásia, introduzida na Europa por volta do século XVII”.



Mousse de aroma

Ingredientes

300 grs de amoras congeladas ou frescas

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

1 caixa de gelatina em pó sabor amora ou uva

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

4 claras batidas em neve

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a amora, o açúcar, a água e leve ao fogo médio por 10 minutos. Retire do fogo, acrescente a gelatina em pó e misture bem até dissolver. Bata no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite até ficar homogêneo. Coloque em uma tigela e misture delicadamente as claras em neve com uma colher. Distribua a mousse em taças e leve à geladeira por 4 horas. Se desejar, sirva regado com licor de cassis ou acompanhado de geléia de amora comprada pronta.