Seguidores

sexta-feira, 6 de março de 2009

Torta de banana e Bolo de maça

null

Queridas Rainhas e comadres de plantão...
Aproveitando o descanso do carnaval aproveito para compartilhar com vocês uma receita maravilhosa de Torta de Banana. Na verdade é uma Torta muito famosa aqui na cidade de Santos/SP., ela é servida no Lanches Sevilha, quem é de Santos ou costuma frequentar nossos praias e o encanto de nossa cidade, talvez já tenha tido o prazer de conhecer e saborear a famosa torta. A receita me foi fornecida por uma amiga de meu marido que diz ter conhecido uma pessoa que lá trabalhou por muitos anos. Eu já fiz diversas vezes e todos que experimentam dizem que nunca comeram torta de banana igual a essa. Então segue a famosa receita, digo famosa porque quando você come a receita original (no Lanches sevilha) não faz idéia como ela é feita. Somente a título de esclarecimento, Lanche Sevilha é um bar muito antigo aqui da cidade de Santos, localizado na Av. Ana Costa, em frente aos principais cinemas da cidade (isto antes de existir as salas de cinema dos shopping center).

TORTA DE BANANA (DO LANCHE SEVILHA)

Enquanto prepara a massa deixe de 10 a 12 bananas nanicas, cortadas ao meio no sentido horizontal, em uma vazilha com groselha (sim, xarope de groselha).

Massa:

1/2 pacote de gordura hidrogenada,em temperatura ambiente.
(eu costumo usar da marca Saúde)
08 (oito) colheres de leite.
01 copo (americano ou aqueles de requeijão) de açúcar.
01 pitada de sal.
05 (cinco) xícaras de farinha de trigo (se necessário colocar um pouco mais).

Modo de preparo:
Desfazer muito bem, mexendo com uma colher de pau, a gordura, o leite o açúcar e o sal.
Junte a farinha de trigo e misture até desgrudar das mãos(normalmente as 05 xícaras são suficientes).

null

Com uma parte da massa forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível, coloque as bananas que estavam de molho na groselha preenchendo a forma.
Com a outra parte da massa cubra as bananas.
Nessa etapa, para facilitar eu abro a massa entre dois plásticos e cubro as bananas.

Coloque no forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos.
Depois de assada polvilhe canela e açucar.

Bolo de maçã e canela
Ingredientes:
* 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 2 xícaras (chá) de açúcar (usei 1 de branco e 1 de mascavo)
* 1 colher (sopa) de fermento em pó
* 1 colher (sopa) de canela em pó (botei 2)
* 1 pitada de sal
* 3 maçãs
* 1 xícara (chá) de óleo (usei 1/2)
* 3 ovos

- Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas das maçãs. Despeje sobre os ingredientes secos, previamente peneirados e misture. Acrescente as maçãs picadas em cubos. Forma untada e enfarinhada, forno médio, uns 30/40 minutos (não marco tempo, teste do palito/garfo. rsrsrs)

Um comentário:

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Venho agradecer a sua visita, o seu gentil comentário e a indicação que me está a seguir. Espero que me continue a visitar pois eu virei sempre que me seja possivel!
Vou coloca-la na minha lista que está "formatada" de forma que cada postagem nova vai sempre p/ 1º lugar... e assim eu +/- consigo acompanhar as novidades!
Bjs e bom fim de semana

layout