5.2.09

Blusa enviesada multicolorida






A artista plástica Fernanda Fonseca ensina um jeito colorido de aproveitar restos de fios que você tem em casa

Essa blusa não tem receita. "Eu meio que invento na hora e vão ganhando forma conforme vou fazendo. Então, não me perguntem quantos pontos, qual foi a linha, essas coisas, por que é tudo chute. Vai botando na frente do corpo, medindo com outra peça que caiba e no fim tudo dá certo", garante a artista plástica carioca Fernanda Fonseca.

Mesmo assim, ela divide algumas dicas:

Frente meia, verso tricô.
Para o corpo: use todas as linhas que tiver em casa. O desenho fica diagonal. Comece com 1 ponto na agulha e sempre aumente um 1 ponto por carreira até chegar à largura desejada - na foto ao lado, a maior diagonal é essa listra mais escura que vai do ombro esquerdo à base à direita e que ficou com uma cor tão contrastante perto das listras próximas que mais parece faixa de miss).
Troque as cores de 10 em 10 carreiras.
Quando chegar à largura desejada, comece a diminuir 1 ponto a cada carreira, até ter de novo apenas 1 ponto na agulha.


Imagem da frente pronta:

Para as mangas, retângulos frente meia e verso tricô (para saber a largura ideal da manga você mede a de uma blusa que lhe caia bem e faça o dobro - para poder dar a volta no braço).
Troque as cores de 7 em 7 carreiras. Nessa blusa, parei a altura dos 3/4 do braço, mas você pode fazer o retângulo mais comprido também. Ah, sim... terminei os retângulos do braço com umas 5 carreiras de sanfona (3 meia/3 tricô) só para dar um acabamento.

Imagem da frente, do verso e das duas mangas antes da montagem:

Costure tudo reto.

Nesta blusa, eu trabalhei com dois fios de cores diferentes ao mesmo tempo. Às vezes trocava a cor de só um deles, às vezes trocava dos dois na tentativa de dar uma certa coerência cromática ao troço.

A blusa pronta


2 comentários:

Blog chiquitosa disse...

amiga muito chique viu, uma boa ideia, to com um tanto de lã ,guardada,acho que vou fazer ela..bjossssssssss

Bia Gonzales disse...

Ceci! Adorei essa blusa, é ma ótima ideia! Estou adorando seu blog!Ja estou te seguindo...Da uma passadinha no meu blog também.
www.biagonzales.blogspot.com
Beijos!

layout