Seguidores

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pulôver para Bebê


PDF Imprimir E-mail
Tecelagem
Por Produção Aprenda Aqui
19 de March de 2007

pulôverConfecção

Para fazer um delicado pulôver mesclado use dois novelos de lã de cores diferentes. Para bebês use cores suaves e novelos anti-alérgicos.

O processo de confecção é idêntico para adultos também, o que muda são os tamanhos de teares, quantidade de pontos e altura das fileiras.

Se tiver dificuldades no início do ponto visite o passo de cachecol simples para entender melhor a introdução.

Materiais & Instrumentos

- 1 Tear de tricô;
- 1 Novelo de lã anti-alérgico rosa bebê;
- 1 Novelo de lã anti-alérgico azul bebê;
- Agulha de tapeçaria ou de tricô;
- Agulha de croche;
- Agulha de bordado;
- Tira de fita bordada;
- Tesoura.

PulôverConfecção:

Amarre as pontas das lãs antes de passar no tear. E, a partir, desta união trabalhe o pulôver no tear como se as duas linhas fosse apenas uma.

Toda confecção é idêntica ao cachecol de linha dupla, porém se quiser mais mesclas faça sempre a inversão das cores nos zigue-zagues.

Lace as lãs no parafuso esquerdo do tear e passe em zigue-zague por todos os pregos. Neste tear são 18 pregos, ou seja, 18 pontos. E para o pulôver 20 fileiras na frente e 22 nas costas.

Ao final, faça um nó nas lãs para voltar o trajeto com uma trança de crochê. Insira a agulha de crochê pelo nó e amarre cada linha dupla do zigue-zague com um ponto da trança até finalizar todas as linhas.

tear nova fileira duas alturas

Puxe o último laçado da trança e amarre nos primeiros fios que foram presos no prego, se necessário pode cortá-los para concluir a amarração.

Inicie a tecelagem. Empurre todo o trabalho para baixo, contra o tear. Deixe o mais próximo possível da madeira.

Passe um novo zigue-zague com as lãs, respeitando a mesma posição dos fios anteriores. Ao passar pelo último prego enrole as lãs no parafuso do tear.

Próxima fileira Puxar Retirar

Com o auxílio da agulha de tapeçaria, de tricô ou mesmo de um palito de churrasco tire as lãs inferiores do prego sem retirar as superiores.

Empurre as lãs soltas para baixo, contra a base do tear. Desenrole as lãs do parafuso e volte a passar o zigue-zague entre os pregos agora da direita para a esquerda.

Enrole novamente as lãs no parafuso do tear, após o último prego.

E mais uma vez, retire as lãs inferiores dos dois lados sem tirar as superiores. Repita este processo até finalizar o novelo ou o cachecol chegar na medida que deseja.

Para novos zigue-zagues utilize os dedos para evitar que as lãs se soltem ao passar entre os pregos.

Croche Retirada Final

A frente do pulôver sairá terminada pelo centro e assim que estiver comprido o suficiente, puxe o trabalho para baixo, pelo próprio cachecol, aproximando assim a lã para a base do tear.

Para finalizar o trabalho use a agulha de crochê. Lace um nó dentro do outro. Um de cada lado até encontrar a ponta do novelo.

Passe a lã dentro do último nó e amarre com um nó cego. Repita todo o processo para fazer as costas, mas acrescente duas fileiras de altura para sobrepôr os ombros.

Fechar Costura Fechar ombro

Com as duas peças finalizadas costure as laterais até a metade da altura para sobrar espaço para os braços. Lembre-se: a costa será um pouco mais alta que a frente.

Suba e desça com a costura de fechamento para deixá-la bem resistente. Feche os dois lados por igual.

Ombro Acabamento Acabamento

Sobreponha a parte das costas a da frente e prenda 4cm no canto com uma costura a mão. Faça o mesmo no ombro oposto.

Ao final, costure a fita bordada para dar um acabamento bem delicado e o pulôver estará pronto para vestir.


Um comentário:

MARCIA disse...

MUITO LINDO TODAS AS PUBLICAÇÕES QUE VC FEZ AQUI.ADORO ROUPINHAS DE BEBE SE PUDESSE FARIA TODAS.

layout