19.11.08

Cachecol em viés






Aqui está a receita traduzida do cachecol em triângulos, fiz usando 100 gramas de Noro Silk Garden. É simples, mas bem divertido de se tricotar, pois tem aumento, mudança de sentido, etc. É todinho composto por triângulos que se encaixam. Acho que este cachecol deve ficar legal usando linhas mescladas nacionais ou fazendo um cachecol bicolor com duas cores sólidas, um triângulo de cada cor. Faça largo ou estreito, comprido ou curto, use a imaginação...



Cachecol Geométrico

Começe colocando somente 1 ponto na agulha.

Carreira 1: Aumente um ponto fazendo um ponto meia na frente e um atrás do ponto que está na agulha (ficarão 2 pontos na agulha ).
Carreira 2: Aumente um ponto fazendo um ponto meia na frente e um atrás do ponto que está na agulha , faça em meia até o final (ficarão 3 pontos na agulha ).

Vá repetindo a segunda carreira até que a largura do seu triângulo (os pontos na agulha formarão a largura ) fique do tamanho que você quer.

Agora comece a diminuir o triângulo da seguinte maneira:

Carreira 1: aumente um ponto - passe um ponto em meia para a agulha sem fazer, faça o próximo em meia e passe este ponto sobre o anterior (este arremate fará com que a lateral do novo triângulo “grude na lateral do triângulo anterior). Vire.
Carreira 2 e todas as carreiras pares: trabalhe toda em ponto meia.
Carreira 3: Aumente um ponto e vá trabalhando em meia até chagar ao último ponto do triângulo, passe este último ponto em meia para a agulha sem fazer, faça o próximo em meia e passe este ponto sobre o anterior.

Continue desta maneira, aumentando 1 ponto a casa carreira ímpar (você nem precisa contar pois ficará um “buraco” maior na junção entre os triângulos, é aí que você terá que fazer o arremate grudando ambos ).

O triângulo final tem um truquezinho, para que o cachecol fique simétrico (repare que o primeiro e o último triângulos ficarão cortados pela metade, isso garante o formato retangular do cachecol ! ).

O último triângulo

Trabalhe como os triângulos anteriores até que metade dos pontos estejam na agulha direita e metade na agulha esquerda. Ao invés de começar com um aumento, comece com uma diminuição (trabalhe o primeiro em meia e os dois seguintes juntos em meia). Continue assim até o meio da fileira e,após fazer o segunda diminuição, ambas as agulhas terão o mesmo número de pontos. Trabalhe até sobrarem 6 pontos na agulha e faça:

1 ponto em meia, 3 juntos em meia, vire. 2 pontos em meia
3 juntos em meia, vire , 1 ponto em meia
2 juntos em meia

retirado do blog caderno de trico

Nenhum comentário:

layout